Da impressão à experiência, como marcar seu cliente

Infinitos canais e atributos para falar mais da sua marca e um orçamento e capacidade operacional limitados… É assim na sua empresa? É assim em todas! Um modelo básico com princípios claros é o caminho para maximizar resultados.

Primeiro os dois pontos que vem primeiro: 1) defina seu mercado-alvo e desenhe a “persona” do seu cliente ou consumidor. 2) defina também sua proposição única de vendas (do inglês “USP unique selling proposition”). Entre 1 e 2 você terá definido porque aquela “persona” naquele mercado-alvo vai comprar o seu produto ou serviço e não outro concorrente direto ou indireto. Mas veja bem, tem que ser proposição, ou seja, proposta, oferta, tem que ser única, ou seja, só o seu produto ou serviço tem, e tem que ser de vendas, senão você não fatura…!

A comunicação da USP com a persona no mercado gera impressões. Impressões seguidas e bem coordenadas geram uma experiência. É assim na vida, é assim com as marcas. Ouvir no rádio 30 segundos de mensagem da sua marca gera uma impressão. Ver sua marca no ponto de ônibus gera outra. Ver conteúdo relevante associado à sua marca na web gera outra diferente. E ver sua marca através de uma pessoa que a representa, um vendedor, é mais uma impressão. Ouvir no rádio do carro enquanto passa pelo ponto de ônibus e no sinal parado interagir pelo celular, para chegar ao local onde uma pessoa representa, tudo isso com a sua marca, é uma experiência.

Exemplo B2C: Coca-Cola. Se você é alvo da velha e boa versão original, tem a marca na sua geladeira, sai de casa, vê nas fachadas de bares, vê na web, e vê o promotor bem vestido na rua levando um carrinho elétrico moderno que abastece os pontos-de-venda. E toma uma na rua onde estiver! Porque a sequência de impressões, ou melhor a experiência com a marca, é boa!

Exemplo B2B: PwC. Se você é persona no mercado alvo, vê o anúncio na revista do avião, vê a marca na web ao lado da reportagem de negócios que lê no on-line, vê o executivo deles que visita sua empresa se vestir, andar, falar e agir como você viu antes nas outras impressões. E pede uma proposta!
O que esses exemplos têm em comum: personas, mercado-alvo e proposição de venda definidos praticados uniformemente em impressões distintas. Assim se imprime uma marca, a sua, no cliente ou consumidor final.